A Origem do Tereré

Imagem
Diz a lenda que durante a Guerra do Paraguai, os soldados de ambos os lados (Brasil e Paraguai), durante os tempos de folga entre um combate e outro, ou às vezes até mesmo em pleno combate, gostavam de tomar um chimarrão para repor os ânimos. Como o intervalo entre esses combates era muito curto, não havia tempo para esquentar a água, assim eles começaram a tomar frio e gostaram do sabor. Já uma história mais verídica diz que o tereré (também pode-se pronunciar tererê) teria surgido na Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. O tereré se tornaria uma bebida popular no Paraguai mais recentemente, introduzida pelos soldados no quotidiano do país através da região do Chaco.Outra versão da origem do tereré, diz respeito aos mensú (escravos ervateiros do nordeste do Paraguai e da Argentina, até meados do século XX), se eles fossem surpreendidos pelos capangas fazendo fogo para tomar…

Benefícios da Erva-Mate


Além de saborosa a erva-mate também trás benefícios para nossa saúde, abaixo listamos alguns, leia, aprenda e bora matear...
  • Rica em antioxidantes e nutrientes
A erva-mate contém vários nutrientes benéficos, como Xantinas,  esses compostos atuam como estimulantes. E incluem a cafeína e a teobromina, que também são encontrados no café e no chocolate; Derivados de cafeoil, esses compostos são os principais antioxidantes da erva-mate; Saponinas, estes compostos amargos têm certas propriedades anti-inflamatórias e ajudam a reduzir o colesterol; Polifenóis, são um grande grupo de antioxidantes, associados a um menor risco de desenvolvimento de várias doenças. Antioxidantes, o que são e em quais alimentos encontrá-los
  • Aumenta a energia e o foco mental
Com 85 mg de cafeína por xícara, a erva-mate contém menos cafeína que o café, mas mais que outros tipos de chá. Portanto, assim como qualquer outro alimento ou bebida com cafeína, o mate pode aumentar os níveis de energia e reduzir a sensação de cansaço. A cafeína também pode afetar os níveis de determinadas moléculas sinalizadoras no cérebro, aumentando o foco mental Vários estudos em humanos observaram melhora no estado de alerta, recuperação de curto prazo e tempo de reação em participantes que consumiram uma dose única contendo de 37,5 a 450 mg de cafeína 
  • Melhora o desempenho físico
Em um estudo, participantes que ingeriram uma cápsula de um grama de erva-mate moída queimaram 24% mais gordura durante exercícios de intensidade moderada.
  • Protege contra infecções
A erva-mate pode ajudar a prevenir infecções por bactérias, parasitas e fungos. Em estudos de tubo de ensaio, uma alta dose de extrato de erva-mate desativou a bactéria E. coli, conhecida por causar intoxicação, cólicas estomacais e diarreia. Os compostos da erva-mate também podem impedir o crescimento de Malassezia furfur, um fungo responsável pela pele escamosa, caspa e certas erupções cutâneas. Outro estudo ainda sugere que a erva-mate pode oferecer proteção intestinal contra parasitas. No entanto, a maioria desses estudos foi feita em células isoladas, não estando claro se esses benefícios se aplicam aos humanos.
  • Ajuda a perder peso e gordura da barriga
Estudos em animais mostraram que a erva-mate pode reduzir o apetite e aumentar o metabolismo, o que pode ajudar na perda de peso. Outro estudo concluiu que a erva ainda diminui o número total de células gordurosas. Em uma outra análise, pessoas obesas que receberam três gramas de erva-mate, durante 12 semanas, perderam em média 1,5 kg. Elas também reduziram a relação cintura-quadril em 2%, o que indica perda de gordura da barriga. Em comparação, os participantes que receberam um placebo ganharam uma média de 2,8 kg e aumentaram sua relação cintura-quadril em 1% durante o mesmo período de 12 semanas.
  • Melhora o sistema imunológico
A erva-mate contém saponinas, que são compostos naturais com propriedades anti-inflamatórias. Além disso, fornece pequenas quantidades de vitamina C, vitamina E, selênio e zinco. Esses antioxidantes podem fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde.No entanto, os pesquisadores ainda não investigaram os efeitos diretos da erva-mate no sistema imunológico humano.
  • Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue
A erva-mate pode ajudar a baixar o nível de açúcar no sangue e as complicações do diabetes. Um estudo realizado em animais mostrou que melhora nos níveis de insulina após a administração de erva-mate.
  • Pode diminuir o risco de doença cardíaca
A erva-mate contém compostos antioxidantes, como os derivados de cafeína e polifenóis, que podem proteger contra doenças cardíacas. Estudos em células e animais concluíram que o extrato de mate pode oferecer proteção contra doenças cardíacas. Em um outro estudo de 40 dias, os participantes que ingeriram 11 ml de erva-mate por dia reduziram seus níveis “ruins” de colesterol LDL em 8,6–13,1%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Erva-Mate faz bem ao Coração

A História da Erva-Mate