A Origem do Tereré

Imagem
Diz a lenda que durante a Guerra do Paraguai, os soldados de ambos os lados (Brasil e Paraguai), durante os tempos de folga entre um combate e outro, ou às vezes até mesmo em pleno combate, gostavam de tomar um chimarrão para repor os ânimos. Como o intervalo entre esses combates era muito curto, não havia tempo para esquentar a água, assim eles começaram a tomar frio e gostaram do sabor. Já uma história mais verídica diz que o tereré (também pode-se pronunciar tererê) teria surgido na Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. O tereré se tornaria uma bebida popular no Paraguai mais recentemente, introduzida pelos soldados no quotidiano do país através da região do Chaco.Outra versão da origem do tereré, diz respeito aos mensú (escravos ervateiros do nordeste do Paraguai e da Argentina, até meados do século XX), se eles fossem surpreendidos pelos capangas fazendo fogo para tomar…

Erva-mate ajuda no combate ao envelhecimento precoce

O segredo está na propriedade da erva. 
Parece uma sessão de tortura. Aperta daqui, esfrega dali, e para completar várias agulhadas! Algumas mulheres fazem de tudo para se livrar das gordurinhas.
"Com a tecnologia, os aparelhinhos, a comida, a ginástica. Nós temos que ir atrás da saúde em primeiro lugar. Nós fazemos qualquer negócio", conta Renata Carreira, dentista.
Em meio a tantos tratamentos, uma nova arma contra a celulite está saindo dos laboratórios da Universidade Estadual de Maringá. Os pesquisadores descobriram no extrato da erva mate, cafeína e polifenóis.
De acordo com os estudos, essas duas substâncias juntas, a cafeína e os anti oxidantes, são um poderoso aliado das mulheres no combate ao envelhecimento precoce e a queima das gordurinhas.
E o jeito mais simples de consumir, é também o mais barato. Basta usar o mate, em forma de extrato, para fazer o chá.
“A caféina que é um estimulador, que ajuda a queimar gordura, o controle de peso, melhorar os níveis de colesterol, e também os polifenóis, que são anti oxidantes, que combatem os radicais livres", explica Lucio Cardoso Filho, pesquisador da UEM.
Combater os radicais livres significa prevenir o envelhecimento precoce. E a cafeína ativa a circulação do sangue. Com isso diminui a retenção de líquido e ajuda a quebrar as moléculas de gordura, melhorando a aparência da pele.
E atenção na hora do preparo: de acordo com o pesquisador, para manter as propriedades do mate, a água deve ser quente, mas não pode ferver. Depois, é só deixar o chá na infusão e tampar por alguns minutos.
“Tomando duas a três vezes por dia. A erva mate é diurético e auxilia também no sistema circulatório”, fala Cardoso.
A dona de uma rede de lojas especializada em erva mate dá outra dica. "Ele pode ser gelado também. Ou você adiciona alguns cubos de gelo ou pode ser batido com limão, com qualquer fruta natural que fica muito saboroso", ensina a comerciante, Ana Cavazini.
Quem toma o chá com a intenção de diminuir as gordurinhas, claro que tem que ter atenção ao uso do açúcar. E quem não pode consumir muita cafeína também tem que ter cuidado.
Outra coisa legal dessa pesquisa: ela mostra que as propriedades do mate são as mesmas do chá verde. Como o mate é produzido aqui no Brasil, a gente tem a vantagem que pagar mais barato por ele.

Fonte:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1402012-16022,00-PESQUISADORES+DESCOBREM+QUE+O+EXTRATO+DA+ERVA+MATE+PREVINE+A+CELULITE.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Erva-Mate

Erva-Mate faz bem ao Coração

A História da Erva-Mate