A Origem do Tereré

Imagem
Diz a lenda que durante a Guerra do Paraguai, os soldados de ambos os lados (Brasil e Paraguai), durante os tempos de folga entre um combate e outro, ou às vezes até mesmo em pleno combate, gostavam de tomar um chimarrão para repor os ânimos. Como o intervalo entre esses combates era muito curto, não havia tempo para esquentar a água, assim eles começaram a tomar frio e gostaram do sabor. Já uma história mais verídica diz que o tereré (também pode-se pronunciar tererê) teria surgido na Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. O tereré se tornaria uma bebida popular no Paraguai mais recentemente, introduzida pelos soldados no quotidiano do país através da região do Chaco.Outra versão da origem do tereré, diz respeito aos mensú (escravos ervateiros do nordeste do Paraguai e da Argentina, até meados do século XX), se eles fossem surpreendidos pelos capangas fazendo fogo para tomar…

Erva-mate ajuda no emagrecimento

O hábito de matear é cultivado em todo o Rio Grande do Sul e passado de geração por geração. Além de ser uma grande fonte de nutrientes, a erva-mate contém vitaminas B1, B6, C, D, E e também minerais importantes como ferro, fósforo entre outros. Mas uma das dúvidas que ocorrem durante o consumo da bebida é: o chimarrão ajuda a emagrecer? 
Prepare o teu mate e confira o texto a seguir.



Reduz níveis de colesterol ruim.
Um estudo realizado pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul concluiu que o chimarrão é responsável por ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim. Além disso, a bebida contém antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres e participam da prevenção do envelhecimento celular. O chimarrão contém cafeína e apresenta efeito termogênico, dessa forma ajuda a acelerar o metabolismo. É uma ótima recomendação para consumo antes dos exercícios físicos.

O Mate ajuda a emagrecer?
Uma dúvida que surgiu e que vem se difundindo é que a erva-mate é o principal responsável pelo emagrecimento. Mas será que isso é realmente verdade ou apenas um mito?
Como falamos anteriormente, o chimarrão conta com uma série de propriedades benéficas para a saúde do nosso corpo. Para quem busca perder peso, ele pode ser um importante aliado, já que é responsável por estimular o circuito mesocorticolímbico, o qual produz grandes níveis de dopamina (o neurotransmissor do prazer). Pesquisas garantem que o emagrecimento está ligado diretamente a fatores emocionais. A erva-mate ajuda a elevar os níveis de dopamina, isso faz com que a ansiedade seja reduzida e obtenha-se uma sensação de prazer e bem estar.
Portanto, além de ser uma ótima “desculpa” para socializar e interagir com as pessoas, a erva-mate ajuda a controlar a fome, pois contribui para a sensação de saciedade. No entanto, é importante destacar  que que o consumo do chimarrão por si só não vai fazer com que você emagreça, a erva-mate é somente um dos (muitos) fatores que auxiliam nesse processo. Sendo assim, o mais indicado é procurar um nutricionista para que ele possa lhe ajudar de forma prática e segura.


Fonte: Revista Globo Rural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Erva-Mate

Erva-Mate faz bem ao Coração

A História da Erva-Mate