A Origem do Tereré

Imagem
Diz a lenda que durante a Guerra do Paraguai, os soldados de ambos os lados (Brasil e Paraguai), durante os tempos de folga entre um combate e outro, ou às vezes até mesmo em pleno combate, gostavam de tomar um chimarrão para repor os ânimos. Como o intervalo entre esses combates era muito curto, não havia tempo para esquentar a água, assim eles começaram a tomar frio e gostaram do sabor. Já uma história mais verídica diz que o tereré (também pode-se pronunciar tererê) teria surgido na Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. O tereré se tornaria uma bebida popular no Paraguai mais recentemente, introduzida pelos soldados no quotidiano do país através da região do Chaco.Outra versão da origem do tereré, diz respeito aos mensú (escravos ervateiros do nordeste do Paraguai e da Argentina, até meados do século XX), se eles fossem surpreendidos pelos capangas fazendo fogo para tomar…

03 Formas de usar a erva-mate para perder peso


Para quem está tentando perder peso, a erva-mate é uma das plantas mais indicadas e que serve como aliada para a mudança dos hábitos alimentares. Isso auxilia na perda de peso rápida e de forma saudável.
A folha da erva mate que dá origem ao chá, possui propriedades diuréticas, que muitas vezes é eficiente na eliminação de toxinas que prejudicam o funcionamento do corpo. Essas toxinas também podem ser muitas vezes os fatores que atrapalham as pessoas a perder peso, ou engordar e inchar.
A erva-mate, portanto, ajuda a acelerar o metabolismo, diminui o apetite e pode ser uma excelente aliada para perder peso. Para saber quais as formas de usar a erva-mate, continue lendo.

  1. Do jeito tradicional - Existe a forma tradicional do sul do Brasil assim como em alguns outros países da América do Sul, onde a erva-mate é servida como um ritual. Servida na cuia, tomada através da bomba, é uma bebida quente, onde se adiciona água a erva. A preparação é bem simples, e muito tradicional entre os sulistas.
  2. Através de infusão - Outra forma de usar a erva mate é através da infusão, como se fosse um chá mesmo. Com preparação simples também, o mate pode ser preparado de forma tradicional colocando uma colher da erva, para uma xícara de água quente. Depois é só coar e beber.
  3. Batido em shakes - Para quem está tentando emagrecer, e não gosta de chá, ou mora em uma região muito quente, essa pode ser uma ótima opção. Basta fazer a infusão para o chá, deixar esfriar e depois bater com alguma fruta de preferência com gelo e tomar.
Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Erva-Mate

Erva-Mate faz bem ao Coração

A História da Erva-Mate